Conhecendo São Félix e Cachoeira

03 abril 2015


No começo dessa semana, mostrei para vocês um pouquinho de São Felipe, cidade do interior da Bahia onde a minha família está morando. Mas durante os dias em que estive por lá, também conheci algumas outras cidades da região, como São Félix e Cachoeira. Foram passeios bem rápidos, mas tenho um bocado de fotos para compartilhar. Preparados?



São Félix é ainda menor que São Felipe (sim, isso é possível, hahaha): tem pouco mais de 15 mil habitantes. Não tive a oportunidade de explorar o bastante, mas ficou óbvio que a cidade preserva muitas características da colonização portuguesa. Além disso, é cidade-irmã de Cachoeira e é separada dela pelo Rio Paraguaçu.






Para chegar até Cachoeira, é preciso atravessar a Imperial Ponte Dom Pedro II, que foi inaugurada em 1865 e é considerada uma das principais obras de engenharia do século XIX na América Latina. Tenho a impressão de que é uma das mais antigas pontes de grande porte que ainda estão em funcionamento no Brasil também, mas é só um chute meu.








Maior do que São Felipe e São Félix, Cachoeira consegue ultrapassar a impressionante (só que não, hahaha) marca dos 30 mil habitantes. Ainda assim, é uma das cidades mais visitadas da Bahia por conta do seu conjunto único de casarios, igrejas e museus. Durante a ditadura militar, ela chegou a ganhar o título de “Cidade Monumento Nacional”.

Como dá para notar pelas fotos, a herança portuguesa é ainda mais óbvia em Cachoeira do que em São Félix. A cidade é praticamente inteirinha assim, chega a ser difícil decidir para que lado olhar quando se está passeando. Acho que nunca vi tantas igrejas de grande porte reunidas em um espaço tão pequeno. Dava vontade de entrar em todas só para tirar mais fotos!

Saí de lá com uma impressão muito parecida com a que tive do Centro Histórico de Salvador: é imperdível pra quem realmente é fascinado por história ou simplesmente curte conhecer lugares icônicos, mas poderia ser muito mais bem preservado. Ainda assim, quero voltar lá com mais tempo para me perder pelas ruas e explorar com toda a calma.

Vocês já tinham ouvido falar de São Félix? E de Cachoeira? Comentem!

0 comentários

Postar um comentário