5 dicas para aumentar a sua produtividade

04 maio 2015


Já comentei por aqui algumas vezes que a minha rotina é pra lá de doida, né? Trabalho como freelancer, faço uma faculdade com horários quebrados, cuido de uma casa relativamente grande, namoro um cara que mora em outra cidade e ainda tenho que cuidar de duas gatas carentes. Às vezes, os únicos luxos que eu tenho ao longo de uma semana são dormir bem e ganhar caronas, hehe.

Ainda assim, acho que me saio até bem na maioria das coisas que faço. Bom, pelo menos o meu trabalho paga as contas, minhas notas não são tão ruins, fico feliz sempre que termino de limpar a casa, consigo ver o namorado todos os fins de semana e as gatas estão lindas, saudáveis e pulando muito por aí. Então, posso dizer que sou uma pessoa produtiva.

Pensando um pouco sobre isso, resolvi compartilhar algumas dicas que me ajudam no cotidiano:

1. Busque motivação

Basicamente, três coisas me motivam a continuar nesse ritmo produtivo: necessidade de sobrevivência, vontade de terminar a faculdade no tempo certo e noção de que só assim eu vou conseguir realizar alguns dos meus maiores sonhos, como viajar e morar em outra cidade. Então, nunca se esqueça do que motiva você a encarar a sua rotina.

2. Planeje os seus dias

Aos sábados, costumo organizar toda a minha semana e tirar o peso das obrigações de dentro da minha cabeça. Primeiro, penso nas atividades com horários fixos, como as minhas aulas, por exemplo. Depois, separo o tempo que será dedicado ao trabalho. Por fim, encaixo eventuais atividades da faculdade, viagens, a faxina da casa e qualquer outra coisa que surgir.

3. Comece pelo mais difícil

Sei que a tentação de começar pelas pequenas coisas é grande, mas isso pode roubar muito tempo e até cansar o suficiente para prejudicar a atividade mais difícil ou importante. Mais um exemplo: quando surge algum freela de redação, ele vira a minha prioridade por ser mais complexo produzir algo do zero do que simplesmente revisar um texto que já está pronto.

4. Aprenda a dizer "não"

Sei que é difícil - especialmente se você trabalha por conta própria, faz muitas atividades da faculdade em grupo ou mora com outras pessoas -, mas é importante que você aceite as suas limitações e entregue resultados de qualidade. E, infelizmente, isso implica em fazer negociações ou até mesmo se recusar a fazer algumas coisas, em determinados momentos.

5. Não abra mão do tempo livre

Não caia nos mesmos erros de gente que se acha a face do empreendedorismo ou que se mata para conseguir nota máxima em todos os trabalhos da faculdade. Reserve um tempo só para você e leve isso tão a sério quanto qualquer outra coisa na sua vida. Se você estiver cansado ou infeliz, dificilmente vai conseguir fazer um trabalho aceitável - muito menos o melhor da sua vida.

E então, gostou das minhas dicas? Tem mais alguma? Quero saber!

12 comentários

  1. Fazia tempo que eu não vinha aqui né?! Alias eu vinha mas não estava comentando mais seila porque kkkk cê sabe adoro seu blog, e amo suas dicas a primeira delas foi bem importante pra mim!
    Beijão Ka, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! As dicas são super úteis e com certeza vão funcionar caso eu consiga colocar em prática, rs. Ultimamente to super desanimada pra faculdade, vou trancar em dezembro pra trocar de curso e to precisando de um super planejamento pra ter força de vontade de ir até lá. </3

    Adorei o post, e quanto tempo, eim? =P

    Beijos,
    Ló.

    http://www.garotasdizem.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Been there, done that. Planejamento ajuda bastante nesses momentos. Dá até a impressão de que o tempo passa mais rápido e a gente se livra logo das coisas chatas! Hahaha.

      Boa sorte no novo curso, Lore. <3

      Excluir
  3. Amei as dicas, vou ate salvar nos favoritos para não esquecer haha.

    ResponderExcluir
  4. Quando eu crescer quero ser que nem você!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, com certeza vou por em prática! Já que sempre vivo reclamando que não tenho tempo pra nada hahah

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamylla! Curti seu post, nossa que rotina hen! e que bom que consegue fazer tudo, nada como uma boa organização e motivação para produtividade!
    Vou seguir essas dicas! Bjos linda, gostei do seu blog!

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil, mas no fim as coisas se ajeitam! Hahaha.

      Excluir