5 dicas para quem vai fazer a primeira viagem internacional

16 julho 2015


Se você está pensando em fazer a sua primeiríssima viagem internacional, certamente tem um monte de dúvidas a respeito do assunto. Eu, pelo menos, tive na minha primeira experiência fora, na segunda e ainda tenho muitas outras, hehehe. Mas acho que já sei o principal e, por isso, posso tentar ajudar. Dá uma conferida nas minhas dicas!

1. Preste atenção na documentação necessária

Cada país tem suas particularidades quando o assunto é documentação. Por isso, você precisa se familiarizar com passaportes, diferentes tipos de vistos, comprovantes de vacinas e até seguros específicos para o período da sua viagem. Depois de decidir para onde quer viajar, comece a se informar a respeito das exigências do seu destino e corra atrás dos documentos necessários.

2. Faça um bom planejamento

Não basta ser fã dos Beatles, de Harry Potter e gostar de beber chá preto para planejar uma viagem inteirinha à Inglaterra, por exemplo. É preciso descobrir o que há de bom para se fazer no destino e o que mais combina com os seus gostos. Então, pesquise bastante e anote tudo o que achar de interessante. Se você se planejar bem, vai aproveitar o seu tempo ao máximo!

3. Capriche na bagagem

Já falamos sobre esse assunto várias vezes aqui no blog, mas não custa lembrar: bagagens devem ser montadas de forma inteligente. Não adianta simplesmente transferir todas as suas roupas do armário para a mala e achar que está arrasando. Se você tiver dúvidas a respeito, confira um post meu e outro da Carol.

4. Não desgrude do seu passaporte

Seu passaporte é o seu documento de identificação em outras partes do mundo. Portanto, você deve andar com ele da mesma forma que anda com a sua identidade aqui no Brasil. Alguns estabelecimentos cobram a apresentação dele na hora de efetuar operações que exijam uso de cartão de crédito, por exemplo, então é bom não vacilar.

Caso você tenha problemas com o seu passaporte durante a viagem, entre imediatamente em contato com o consulado brasileiro do país em questão.

5. Tome o máximo de cuidado com o seu dinheiro

Quando for viajar, leve uma parte do seu dinheiro em espécie e a outra em um cartão. Assim, caso algum imprevisto aconteça, você não corre o risco de perder tudo e ficar em apuros fora do país. E, se possível, deixe as compras mais para o final da viagem. Acredite, poucas coisas são mais desesperadoras do que chegar no último dia com os bolsos completamente vazios!

Você tem alguma outra dica para quem vai fazer a primeira viagem internacional? Comenta aí!

14 comentários

  1. Veio em boa hora <3 Vocês tiveram que apresentar passaporte em alguma ocasião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu não lembro se usei para fazer compras? Mas tive que assinar várias vezes pros caras compararem com a assinatura do meu cartão, hahaha.

      Outra alternativa pra quem não quer andar com o passaporte é fazer cópias das páginas principais dele, mas eu não sei até que ponto elas são válidas.

      Excluir
  2. Excelente post! Tem muita gente que fica perdido quando sai do país pela primeira vez por falta de planejamento e suas dicas foram fundamentais.
    um beijo

    ResponderExcluir
  3. Adoro guardar esses posts para quando (realizar o sonho!) eu precisar!
    Dicas muito úteis ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Estou pensando em fazer uma viagem internacional no ano que vem. O meu maior medo é de tudo dar errado, sabe? Por isso, tenho pesquisado cada vez mais dicas quem já viajou para fora e tal. Como provavelmente vou sozinha, tenho que pensar em cada detalhe minuciosamente. Essas dicas desse post com certeza serão úteis, obrigada por compartilhá-las aqui ♥
    Beijos,
    Nalu
    www.coisasafins.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Nunca viajei sozinha, mas compreendo o medo. Se não fosse por ele, provavelmente eu já teria viajado um pouco mais. Mas acho que um belo planejamento, as chances de alguma coisa sair errada são bem menores. :)

      Espero que o blog ajude! Beijos.

      Excluir
  5. Espero ano que vem estar fazendo minha tão sonhada viagem para Buenos Aires, adorei as dicas.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
  6. Muito legal as dicas e anotei algumas pois vou fazer no próximo mês para fazer um intercâmbio. Eu vou participar de um intercâmbio na Inglaterra onde vou fazer um curso de inglês em Nova York e espero que seja maravilhoso. O meu intercâmbio em Londres eu vou fazer com hospedagem, alimentação e atividades de lazer incluídas e percebi que é a melhor maneira de fazer uma viagem internacional sem preocupações e ainda aprende o idioma local. Eu acho que a melhor maneira de aprender o idioma é fazendo um curso de inglês nos Estados Unidos e passo aqui a minha dica de viagem http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/new_york/main.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo! Não entendi se você vai para a Inglaterra, para os Estados Unidos ou os dois! Hahaha. De qualquer forma, concordo com você: a melhor forma de aprender um idioma é sentir a necessidade de usá-lo. :)

      Excluir
  7. Uma dica útil é sempre ter o endereço da sua acomodação anotado em um papel, especialmente se for em um lugar onde você não sabe muito da língua. Caso se perca, é só entrar num táxi, mostrar o papel com o endereço e pronto. :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sim! Isso evita umas mil ciladas e constrangimentos. XD

      Excluir