5 lugares para conhecer no Rio de Janeiro

27 agosto 2015


Minha história com o Rio de Janeiro é bem singular. Começou com aquela torcida de nariz típica da adolescência, evoluiu para um interesse tímido na época da faculdade e virou uma paixão arrebatadora quando finalmente tive a oportunidade de conhecer a cidade. Hoje, digo sem pensar duas vezes que é meu segundo lugar favorito no mundo inteiro – só perde para Londres, é claro.

No próximo mês, devo voltar ao Rio de Janeiro para assistir ao show do Queen e a ansiedade já começou a dar as caras por aqui. E para lidar com ela, eu e o Westwing, site especializado em decoração e lifestyle, vamos listar alguns dos nossos passeios favoritos na cidade. Quem sabe você não é o próximo a se apaixonar por esse lugar maravilhoso?

1. Jardim Botânico


Fundado por Dom João VI praticamente assim que a coroa portuguesa chegou ao Brasil, em 1808, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro abriga mais de 6.500 espécies das floras nacional e estrangeira. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1937, é um lugar bem agradável e absolutamente perfeito para quem quer fugir do caos da vida urbana.

2. Museu de Arte do Rio


Inaugurado em 2013, o Museu de Arte do Rio (MAR) ocupa dois prédios na Praça Mauá e se encarrega de contar alguns dos capítulos mais importantes da história da cidade. Historiadora que sou, os núcleos que mais tenho vontade de visitar por lá são “Rio de Janeiro”, “Cultura Afro-brasileira” e “Memória da Escravidão”. Espero que dê tempo!

3. Pedra do Arpoador


Aprendi a amar a vista da Pedra do Arpoador com a amiga que me apresentou a cidade e acho que ela nunca vai sair da minha lista de coisas preferidas no Rio de Janeiro. Todos os dias, moradores e turistas se reúnem para contemplar a paisagem. No final da tarde, é possível acompanhar um pôr-do-sol deslumbrante e ver a emoção tomar conta das pessoas.

4. Confeitaria Colombo


Símbolo da Belle Époque carioca, a Confeitaria Colombo foi fundada no fim do século XIX e é considerada um dos cafés mais bonitos do mundo. Sério, os salões em Art Nouveau e os espelhos de cristal trazidos da Bélgica são capazes de tirar o fôlego de qualquer mortal! Além disso, um bocado de gente famosa já passou por ali, como Chiquinha Gonzaga, Lima Barreto e Getúlio Vargas.

5. Lapa


Uma viagem ao Rio de Janeiro não está completa sem uma ida ao bairro da Lapa, que é considerado o berço da boemia carioca. Por lá, é possível encontrar bares, restaurantes e boates para todos os gostos e bolsos. Também é o lar do Aqueduto da Carioca - mais conhecido como Arcos da Lapa -, a maior obra arquitetônica do período colonial.

Gostou das nossas escolhas? Que outros lugares você incluiria nessa lista? Deixe o seu comentário!

16 comentários

  1. Que saudade do Rio ;_; sempre que fui pro estado, eu ia pra serra ou pro interior (pra visitar minha família), e só fiquei menos de dois dias na única vez que fui pra capital. Da próxima vez, quero ir pra fazer todas as turistadas possíveis nessa cidade linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achava que a tua família morava na capital! Rio merece mesmo uma bela turistada, viu? <3

      Excluir
  2. Eu gosto da Vista Chinesa mas não pretendo voltar ao Rio tão cedo... Costumava amar o Rio também até que tive a pior experiência da minha vida. Fui assaltada à mão armada dentro do BRT. Sei que não é justo generalizar mas desde aquele dia eu não consigo não sentir medo na rua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que situação triste! Imagino que realmente seja capaz de traumatizar. Por outro lado, não estamos seguros praticamente em lugar algum, né? :(

      Excluir
  3. Acho tão legal saber que não fui a única adolescente que torcia o nariz para o Rio de Janeiro. Hahaha
    Até pouco anos atrás, não sentia vontade nenhuma de conhecer a antiga capital do Brasil, porém mudei completamente de ideia e planejo ir ao Rio em breve. Pena que não consegui me organizar para ir à Bienal ou ao Rock in Rio (na verdade, não tem um ano de serviço público, por isso não tenho direito a férias antes de 26/09 =/).

    Sobre as suas indicações, me interessei muito pelo Jardim Botânico, porque quando eu morava em Portugal, minha mãe trabalhava ao lado do Jardim Botânico de Lisboa e sempre que íamos buscá-la no trabalho aos sábados, adorava ir mais cedo para ficar esperando por ela naquele lugar tão tranquilo e natural. Também fiquei bastante empolgada com a Confeitaria Colombo, por motivos de gordice mesmo. Amo confeitarias! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, todo adolescente gótico suave dos anos 2000 tinha birra com o Rio! HEUHEUHEUEUHE. Era mais ou menos a mesma coisa que eu tinha com Paris, aí comecei a me interessar pelas duas cidades ao mesmo tempo e estamos aí.

      Confeitaria Colombo é amor maior. <3

      Excluir
    2. Também tinha birra com Paris e hoje já amo/sou! Como pode? Huahaushuaha

      Excluir
    3. Tô falando, coisa de adolescente gótico suave dos anos 2000! HUEHEUHUEHUEHE

      Excluir
  4. Queria muito conhecer o Rio, nunca fui. Quando eu puder ir um dia, visitarei com certeza estes lugares <3
    http://livrosamoremais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena conhecer o Rio e todos esses lugares! <3 <3 <3

      Excluir
  5. Rio de Janeiro é um lugar que tenho muita vontade de visitar. Quente e com muitos pontos turísticos, amo demais. Nunca visitei um jardim botânico,quero muito ir.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena visitar o Jardim Botânico do Rio! É absurdamente lindo. <3

      Excluir
  6. mas dá pra ver tudo que o Jardim Botânico tem a oferecer apenas por esta imagem! #turismosincero

    ResponderExcluir