Lisboa em três horas

24 agosto 2015


Estou até com vergonha de dar as caras por aqui depois de tanto tempo sumida. A verdade é que depois que as aulas começaram é que eu percebi o quão desacostumada estava com o ritmo de estudar todos os dias e acabei deixando o blog um pouco de lado. Estava sentindo muita falta de escrever, então prometo tentar ser mais organizada esse semestre e voltar a postar com frequência.

Mas agora vamos às novidades! Como presente por ter entrado na faculdade, meus pais me convidaram para viajar com eles para a Europa nessas férias. Foram 22 dias, 15 cidades, 4 países e muitas, mas muitas fotos. Vou contar para vocês o que vi por lá, o que eu gostei, o que não gostei, dar dicas do que visitar, o que evitar e coisas do tipo. Espero que gostem!

Para situar melhor quem se interessa por organização: meus pais fazem uma viagem internacional todo o ano. Eles escolhem os lugares para onde querem ir e a data, montam um roteiro e passam para a agente de viagens deles. Então, ela procura passagens acessíveis para a data que eles escolheram e faz uma seleção de hotéis em cada cidade de acordo com o que eles se propõem a pagar. Quando já está tudo resolvido, eles fecham o contrato.

Para as viagens dentro da Europa, meu pai comprou passagens de trem por conta própria, sem fechar pacote com alguma companhia, pois avulsas sairiam mais barato, por incrível que pareça. Ele também alugou um carro para uma parte da nossa viagem e tivemos alguns problemas, mas quando eu fizer o post sobre essa parte explico certinho o que aconteceu.

Nessa escolha das passagens mais em conta e na data que nós queríamos, acabou que ficamos com um intervalo de 7 horas entre um voo e outro. Como fomos de TAP, o intervalo foi em Lisboa - cidade que meus pais já conheciam, mas eu não - antes de irmos para Berlim, nosso primeiro destino. Assim, aproveitamos para dar uma volta pelo centro, almoçar e comprar alguns deliciosos pastéis de nata antes de voltarmos para o aeroporto.

Azulejos <3

O pouco que eu vi de Lisboa me impressionou! O ar de cidade antiga e bem preservada, os bondinhos passando, os prédios azulejados e a arquitetura característica portuguesa (que vejo em pequenas doses nos centros históricos de Porto Alegre e Florianópolis) em todo seu esplendor.

Igreja Nossa Senhora da Encarnação

Consulado Geral do Brasil e monumento a Luís de Camões

Como não tínhamos muito tempo, descemos do metrô no Largo de Camões, na região do Chiado. Lá se encontram o consulado geral do Brasil, um monumento a Luís de Camões, a igreja Nossa Senhora da Encarnação e a fábrica de pastéis de nata, Manteigaria, onde compramos os nossos. Recomendo muito o lugar, já que, infelizmente, não pude experimentar os famosos pastéis feitos na Torre de Belém.

Praça do Município e o Pelourinho de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa

De lá, descemos a estreita Rua do Alecrim até a o Cais do Sodré. Então, seguimos para a Praça do Comércio, fazendo antes uma parada na Praça do Município, onde se encontra o belo prédio da Câmara Municipal de Lisboa. Nessa praça foi proclamada a república, no dia 5 de outubro de 1910.

Arco da Rua Augusta

Terreiro do Paço

Ponte 25 de Abril

Na Praça do Comércio se localizam diversos ministérios portugueses, bem como o Arco da Rua Augusta e o Terreiro do Paço, onde pudemos apreciar uma bela vista do Rio Tejo e da Ponte 25 de Abril. Depois de almoçarmos um bacalhau delicioso em um restaurante ali na praça - acredito que era Áurea o nome -, subimos novamente em direção ao centro.

Elevador de Santa Justa

Vista do Castelo de São Jorge de cima do elevador

Lisboa sendo linda <3

Fomos visitar o Elevador de Santa Justa, que liga as partes alta e baixa da cidade. A vista lá de cima é muito bonita, mas ficamos quase uma hora na fila para subir. Então, caso queira passar por lá, vá preparado para esperar. Ao chegarmos na parte alta, passamos pelas ruínas do Convento do Carmo (construído entre 1389 e 1423 e quase todo destruído no terremoto de 1755), que hoje é um sítio arqueológico.

Ruínas do Convento do Carmo

Arcos <3


Infelizmente, o nosso tempo em Lisboa estava terminando. Ainda tínhamos que pegar o metrô de volta para o aeroporto e descobrir o portão de embarque do voo para Berlim. Só posso dizer que as poucas horas que passei por lá valeram muito a pena e me deram uma vontade imensa de conhecer Portugal! Espero ter essa oportunidade algum dia.

Espero que tenham gostado deste primeiro post sobre a viagem e que acompanhem os próximos. Já conhece Lisboa? Pretende conhecer? Comenta aí!

4 comentários

  1. Ai, Lisboa! <3

    Morei em Lisboa por quase 3 anos (2 anos e 11 meses), fiz meu ensino médio lá e morro de amores por essa cidade! Sério, cada cantinho é uma pontinha de saudade dentro de mim! Estive em todos esses lugares que você registrou, diversas vezes até. Minha mãe trabalhava no Rato, que não fica muito longe da Baixa Chiado, então quase toda semana eu estava no centro da cidade. Também visitei vários outros pontos da cidade, de metro (lá é sem acento), carro, ônibus e até a pé! rs

    Tenho planos de voltar lá a passeio e conhecer outros países (França e Inglaterra), que por ser de menor na época acabei não conhecendo. Amei as suas fotos!

    Por favor, compartilhe tudo sobre a sua viagem, porque o blog já é o meu guia oficial de planejamento turístico! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que sorte Juliana! Essa cidade é linda demais, estou louca pra voltar lá com tempo e poder explorar melhor.
      Pode deixar que eu vou postar direitinho dessa vez e tentar mostrar bem como foi a viagem!
      Beijos

      Excluir
  2. Só pelas fotos dá pra saber que sua viagem foi uma delicia! Que lugares mais lindos <333
    Morro de vontade de ir viajar assim, mas ainda falta money e ainda estou fazendo faculdade. Mas quando eu for um pouco mais independente, vou fazer uma viagem assim, se Deus quiser <3
    Beeeijos!
    http://livrosamoremais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O passeio por Lisboa foi curto mas foi maravilhoso!
      É difícil guardar dinheiro mas é possível! A Mylla tem vários posts dando dicas pra economizar, vale a pena dar uma lida.
      Beijos!

      Excluir